Tuesday, December 05, 2006

Argumentos

Não deixa de ser “interessante” que grande parte dos comentários que vão surgindo sejam a criticar ou o blog em si, ou a forma utilizada de passar a mensagem.
Mas em tantos comentários, quantos, ao rebater argumentos, o fazem dando argumentos (e já nem digo válidos) pró Não?
Será por falta de argumentos?

Segundo ponto;
Penso que tornar a questão do aborto uma questão meramente partidária não é correcto.
Se assim fosse, os deputados da AR poderiam muito bem aprovar uma lei proposta para o efeito, já que tendo sido eleitos, cabe-lhes a eles tomarem certas decisões.
Mas não esta, e por uma razão (a meu ver) muito simples: porque esta não é uma questão de esquerda/direita, mas sim uma questão de ética pessoal. Logo, e muito bem, a população deve ser consultada, como o vai ser.
Então, porquê usar, como argumento do Não, o modo como a via “esqueróide” (como alguém já aqui disse) está a tratar o tema? Será pela falta de argumentos?

54 Comments:

Blogger AGC said...

Caro R.Escapa,

parece-me que, muito mais que uma questão politica (o que até só prejudicaria os defensores do sim, se trata de uma questão de direito: saber se a vida do feto/embrião/nascituro é, até as dez semanas de gravidez, digna de protecção juridico-penal ou não!
para os defensores do não trata-se da colisão entre dois direitos fundamentais: o direito da mulher de poder dispor do seu corpo livremente e o direito do feto á vida (ou pelo menos os defensores do não colocam a questão desta maneira).
o que gostava de perceber era os argumentos desta facção do sim e como contestam os argumentos do não.

1:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

Realmente, ainda não se viu neste blog qualquer argumento digno desse nome a favor da despenalização do aborto.

A propósito, escreve-se "à" e não "á"! Antes de argumentar, podem começar por melhorar o português que neste blog anda pelas ruas da amargura (de mão dada com os argumentos).

1:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

De facto, contestar a falta de argumentos do Nao, quando no blog do sim ainda não vi nenhum argumento plausivel (não considero slogans feitos e publicidade de mau gosto argumentos) parece-me de alguma falta de sentido. Será que não existem argumentos ou que estão tão colados a slogans feitos que não conseguem formular um argumento que seja?
Só uma questao...

3:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

R. Escapa,

Se é interessante "que grande parte dos comentários que vão surgindo sejam a criticar ou o blog em si, ou a forma utilizada de passar a mensagem" é porque, pelo que se vê, o blogue é completamente falho de interesse. De interesse e de mensagem, porque a única mensagem que transmitiram até agora resume-se ao nome do blogue.

É natural que um "blogue do sim" atraia a atenção dos defensores do "não". Ou não deve ser este um dos melhores locais para desmontar os argumentos do "sim"?
O problema é que, em quase uma semana, mais de uma dúzia de contribuidores não escreveram nada de jeito. Será que são a favor do "sim" apenas porque sim?

Continuem a não apresentar quaisquer argumentos a favor da vossa posição e a concentrarem-se no que os outros dizem do vosso blog e acabarão a escrever uns para os outros.

E, para sua informação, a despenalização do aborto a pedido é, definitivamente, uma questão política. O que não é nem deve ser é partidária.
Se não sabia fica a saber, "política" e "partidária" são duas coisas diferentes.

3:45 PM  
Blogger Rodrigo Cordeiro Escapa said...

Caro Joaquim Amado Lopes,

Muito obrigado por me ter alertado para o lapso relativamente a ter escrito "questão política" em vez de "questão partidária", sendo que era à segunda que me referia.

Um pequeno "aparte": dizer que o blog é falho de interesse para justificar os comentários desinteressantes...
Ainda este fim de semana, o meu primo de 5 anos bateu ao irmão porque o irmão lhe tinha batido primeiro...

4:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Certamente que o Blogue do Sim apenas está no início. Todos condescendemos nesse facto.
Também somos forçados a condescender no facto de que a pobreza argumentativa é mais do que franciscana (perdoem-me a referência religiosa...)
Desde poemas de Natália Correia, duvidosamente adaptados, a slogans infelizes infelizmente recuperados, a comparações históricas absurdamente fora do contexto, não esquecendo, claro, a redacção sofrível, tudo aqui me parece de neófitos na matéria que um dia resoveram brilhar, logo atirando achas para uma fogueira onde arde um assunto de tão fulcral importância para a Sociedade Portuguesa.
Meus Senhores, como já alguém disse, não tarda e estão a escrever uns para os outros, trocando experiências próprias de "opinadores" certamente competentes, mas que mais se assemelham a um grupo de bons rapazes sem a menor noção do que estão efectivamente a fazer.
E não peçam argumentos quando não sabem sequer dinamizar uma discussão.
Sabem o velho ditado das pérolas?

4:51 PM  
Blogger André S. Machado said...

Estou inteiramente de acordo quando diz que não se pode partidarizar a campanha. Porém, neste mesmo blog já foi publicado um post com uma clara alusão a uma campanha do PSD.
Em relação à falta de argumentos... Em tantos textos que já li, tantas outras contradições já observei e devo dizer, não me inclino muito para o Sim quando 13 homens falam dos sentimentos de uma futura mãe...

O Império

5:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Em 1º lugar sou da opinião que o problema do aborto clandestino tem de ser resolvido, e pela força de lei, o que não quer dizer, se esta for igual ou parecida á e 98, seja de ser votado o SIM, porquê?, porque se mo permitirem vou aqui contar uma breve história, veridica.

Havia uma jovem mulher, que se envolveu com um homem, Brasileiro (mas isso não vem ao caso), e dessa relação surgiu uma gravidez, que desde logo só foi desejada por ela, o que é que o homem fez?
Fugiu, emigrou para a Suiça, e não assume os seus deveres, qual a "moral" a retirar disto, é que ele não podendo abortar de uma maneira, abortou á maneira dele (uma gravidez indesejada, tanto pode ser indesejada, por ELA, como por ELE).(isto foi veridico)
Pergunta minha, se não se condena (e muito bem), a mulher que pratica o aborto, comop é que se pode condenar ( é mesmo condenar, porque se ele n~ºao foge, vinha logo um tribunal condená-lo a pagar P, alimento ao filho, é á mesma uma condenação) um homem que foge ás suas obrigações?

Pergunta dois, uma mulher quer abortar e o homem (pai da criança como é óbvio) está disposto a ficar com a criança, a criá-la, a amá-la. a acariciá-la, sem qualquer intervenção,afectiva ou monetária, da mãe que a quer abortár (eu pessoalmente incluo-me neste tipo de homens, e já tenho 2 filhos da minha mulher), onde é que o meu direito de homem á paternidade?
metade do DNA do feto é do homem.
Assim chego ´+a conclusão que esta lei que nos propoem e feminista ( o feminism,o é o mesmo que o machismo só que ao contrário), não defende nem protege de nenhuma maneira os direitos do homem ,na minha opinião penso que ainda temos alguns, não temos só o dever de pagar as P. alimentos das gravidezes indesejadas por nós(homens, não por mim em particular)
Por isso enquanto a lei da IVG promover a BESTIALIZAÇÃO, das relações humanas, votarei sempre NÂO.
Quando o pedido IVG for a pedido da MÃE E DO PAI do feto, o meu voto será SIM.

às feministas nem venham falar dos direitos da barriga, porque esse direito acaba quando condena um homem a ter filho indesejado.O indesejadao tanto pode ser por partye da mãe como do Pai

Por isso digo IGUALDADE JÁ, ABAIXO Á DITADURA DO SOUTIEN

UM HOMEM

2:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

Agradeçia, que se houver comentários, que não se politizasse a coisa, nem se "religiosasse" a coisa

2:08 AM  
Anonymous Anonymous said...

R. Escapa,

Recomendo-lhe que releia o que escrevi. É que em lado algum afirmei que os comentários eram desinteressantes. Atribuí essa classificação unica e exclusivamente ao Blogue do Sim.

É esclarecedor que, depois de repetidas chamadas de atenção para a pobreza (em quantidade e qualidade) do que publicaram, o seu continue a ser o último post neste blogue.

E, como defensor do "não", preferia que começassem a apresentar argumentos a favor do "sim" para eu os poder contestar e desmontar.
É que um "blogue do/pelo sim" onde não se discuta mais nada além da pobreza do próprio blogue dificilmente levará alguém a votar "não".

5:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Alguém aqui já fez um aborto? Há algum médico que tenha pegado na seringa? Algum ser humano que tenha visto o outro, mais pequeno, de um dúzia de semanas, a fugir do que o vai espetar?

6:16 AM  
Anonymous Anonymous said...

"Algum ser humano que tenha visto o outro, mais pequeno, de um dúzia de semanas, a fugir do que o vai espetar?"
Esta até deu para rir... Afinal não é só a TVI a campeã do sencionalismo. Com 12 semanas o embrião tem 4 mm, ou seja, é mais pequeno do que uma ervilha.

Quanto à questão jurídica, e na minha opinião, estão em conflito 2 direitos fundamentais: o direito à vida do feto (questão bastante controversa, há quem admita a sua existência e quem a renegue) e o direito ao desennvolvimento da personalidade, o qual, numa perspectiva mais lata, se enquadra no princípio da dignidade da pessoa, princípio no qual assenta a Constituição da República Portuguesa. Quanto a qual dos 2 prevalece, cada um que construa a argumentação que achar mais correcta (na minha opinião prevelece claramente a dignidade da pessoa).
Do ponto de vista social, faz-me alguma confusão que algumas pessoas contra a IGV insinuem que a ser liberalizado o aborto será visto como um comum método contraceptivo. Nenhuma mulher faz um aborto de ânimo leve. Eu própria, se me visse na situação de ter de escolher, não sei se teria coragem. Mas considero ser absolutamente essencial ter, pelo menos, esse direito, ou seja, o direito de escolher.
Tmabém acho que deviam ser fomentadas políticas de planeamento familiar e meios de apoio à gravidez. Mas infelizmente estamos longe de viver num mundo perfeito e sabemos como se passam as coisas na realidade.

8:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Joana,

"Nenhuma mulher faz um aborto de ânimo leve."

1. "Nenhuma" é um termo absoluto com cuja utilização se deveria ter mais cuidado.

2. O que vai a referendo é precisamente que se possa abortar livremente (e a expensas do Estado) de ânimo leve.

3. Se nenhuma mulher aborta de ânimo leve, por que razão despenalizar especificamente esse comportamento?

11:01 AM  
Blogger AGC said...

Caro Joaquim,

na minha perspectiva tem toda a razão quanto à utilização do termo "nenhuma", é de facto uma afirmação que não pode ser feita.

Já quanto ao segundo ponto do seu comment, reservo-me o direito de discordar, afinal, mesmo que feito livremente, dificilmente me parece que o Joaquim possa afirmar assim, sem mais, que é feito de animo leve. Está, com este argumento a cair na absolutização que apontou à Joana.

Depois em relação à sua questão: como deverá saber, há muitas coisas nesta vida que não se fazem de animo leve, o que não quer dizer que não as façamos. Mais, na minha perspectiva, talvez um pouco radical, mesmo que nenhuma mulher em Portugal tenha alguma vez pensado, pense ou venha a pensar em fazer um aborto (naturalmente é um pleno meramente ficticio), a despenalização continuava a ser essencial, porque, como tão bem referiu a Joana, o direito de escolha não pode ser negado.

11:42 AM  
Anonymous Anonymous said...

"Com 12 semanas o embrião tem 4 mm, ou seja, é mais pequeno do que uma ervilha"

Joana, com o devido respeito lamento informar que não está muito bem informada.

De qualquer forma, presumo que nunca terá tuberculose...afinal de contas o bacilo de kock tem bem menos de 4 mm e isso não quer dizer que não exista. Tomar uma decisão com base no tamanho daquilo que considera "coisa" não me parece sensato... mas é só uma opinião

12:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Um argumento:
"Professor David Fergusson, an atheist, pro-choice researcher in New Zealand, was concerned about the poor research into the costs and benefits of abortion, the most common surgical procedure young women will undergo. He wanted to show that there are no negative psychological consequences to abortion for women. He found just the opposite.

A large, international, long-term study shows that at age 25, 42% of women who had had an abortion also experienced major depression in the past four years."

Este foi só mais um que mudou de opinião... descobriu que tinha um argumento que não era válido, cientificamente inválido!

1:03 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ana Guerra Castelhano,

Eu não escrevi que, por ser feito livremente, o aborto será feito de ânimo leve.
O que escrevi (ou pelo menos tentei) é que o aborto a pedido (por opção da mulher, sem mais nenhuma condição) é precisamente para poder ser feito de ânimo leve.

Quanto ao direito de escolha, lembro-lhe que a nossa liberdade e os nossos direitos terminam onde começam a liberdade e os direitos dos outros.
Se num aborto estivesse envolvida apenas a mulher, concordaria consigo sem reservas. Mas, como suponho concordará, há pelo menos mais dois indivíduos (no sentido de seres únicos) envolvidos: o pai e o nascituro.

Quanto ao pai, sendo o aborto possível por simples opção da mulher, aquele perde todo e qualquer direito sobre a criança que já não será. E, dependendo a continuação da gravidez também unicamente da opção da mulher, o pai deverá igualmente ficar isento (se o desejar naturalmente) de todo e qualquer dever relativamente à criança que vier a ser.

Quanto ao nascituro, este é um ser humano em formação. Não vejo o mínimo interesse em discutir se é uma pessoa ou não (p.e. os macacos falantes de "O Planeta dos Macacos" eram pessoas?) mas é um ser perfeitamente identificado e identificável (não é parte do corpo da mulher), está vivo e é humano.
Não lhe reconhecendo o mesmo valor que reconheço a um ser humano totalmente formado e autónomo, reconheço-lhe um valor subjectivo e não quantificável.

Se me disser que, para si, o nascituro não é vida humana e/ou que não lhe reconhece nenhum direito, será natural que vote no sentido de que não se possa ser penalizado por se fazer algo em que a Ana não vê mal absolutamente nenhum.
Mas, se reconhece que o nascituro tem valor (seja ele qual fôr) e direito a viver, ao votar "sim" está a dizer que esse valor e esse direito não merecem rigorosamente nenhuma protecção do Estado.

O aborto a pedido ser proibido por Lei não é negar o direito de escolha. Porque o direito de escolher não ter um criança é exercido a montante da gravidez, através da abstinência ou da contracepção.
(por favor, não me venham acusar de dogmatismo religioso por ter referido a abstinência; sou agnóstico e limitei-me a referir as duas possibilidades, sem juízos morais nem a pretensão de impôr uma ou outra)

Sendo ambas grátis, seguras, simples e discretas, nenhuma mulher pode alegar que não conseguiu evitar a gravidez. Exceptuando no caso de violação (em que, mesmo assim, se pode recorrer à pílula do dia seguinte), se não a evitou é porque não tentou realmente.
E, não a tendo evitado, o direito de escolha da mulher passa a ficar limitado pelo direito à vida do feto. Entre muitas coisas, é também a isso que vai responder no referendo.

3:30 PM  
Blogger Pedro Sá said...

O Joaquim Amado Lopes tem alguma razão numa parte. Querendo uma mulher ter um filho contra a vontade do pai, este por princípio deveria ser excluído de quaisquer deveres relativos à paternidade.

Aqui há, contudo, um conflito de direitos, tendo em conta a criança que não pode ser prejudicada.

Talvez um meio termo entre as duas situações correspondesse a um virtuoso equilíbrio.

Contudo, não é isso que está em jogo. E se se diz que os argumentos são pobres é pura e simplesmente conversa de quem não quer que se façam verdadeiras considerações, tendo em conta o modus operandi próprio da blogosfera.

Só cai quem quer.

3:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

bem...e tanto se disse sobre nao haver argumentos, que aqui já ha uns poucos. os do sim, vão dizendo os seus, a pouco, e como deve ser feito.
os do não, curiosidade ou não, usam como argumentos questões completamente falaciosas...comparar o bacilo de kock?
para o kock vos manda uma mulher revoltada com toda esta polemica ser tratada de animo leve, tanto por apoiantes do sim, tanto, e principalmente, por apoiantes do nao que, basicamente dizem que não...porque nao!
tenho dito
Joana

3:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

lá por me chamar joana, nao sou a joana do comment anterior...
joana lopes, portanto

3:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

o conceito de falaciosidade é dúbeo... se se considera que o tamanho do feto ser inferior a 4 mm não é minimamente importante...talvez isso seja uma falacia para mim.
Quanto a argumentos...ou a Joana LOPES não leu todos os posts ou apenas dá importancia aqueles que lhe convém. É justo, é aquilo a que se diz...ter em conta todas as opiniões

4:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Caros blogistas,
PRIMEIRO EDUCAÇÃO SEXUAL
Depois Gravidez -quem quer e quando se quer.
Aborto- conforme já consignado na Lei e cumprido pelos profissionais, sem empatas, sem pseudo burocracias.
Por favor leiam o comentário da MARIA NEVES no Blog do Não, que também tem cabimento neste. Subscrevo.
MJulia

8:21 PM  
Blogger Pedro Sá said...

Curioso que essa ladainha da Maria Júlia já a ouvi há 8 anos e repetidamente.

1:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Eu sou a favor do sim! Mas sou a favor da liberalização do aborto até aos 8 anos!

Acho que devemos ter o direito à escolha, o direito a escolher o que queremos, mas com um prazo de 8 anos.

4:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pedro Sá,

Creio que não fui claro na minha exposição. Eu não defendo que, sendo o aborto livre até às 10 semanas e tendo a mulher a criança contra a vontade do pai, este fique isento de deveres para com a criança. Muito pelo contrário. Acredito que a concepção é responsabilidade de ambos (mãe e pai) e ambos têem direitos e deveres, desde o momento da confirmação da concepção até o produto dessa concepção ser independente (normalmente, a idade adulta).

O que pretendi escrever é que o pai ficar isento de deveres relativamente a uma gravidez que não quis e que a mulher optou por não terminar é o resultado natural de a mulher poder optar livremente por terminar a gravidez, independentemente da vontade do pai.
Por outras palavras, não é compreensível que, até um determinado momento, o homem não tenha quaisquer direitos nem deveres e que, a partir desse momento e por decisão única e exclusiva da mulher, passe a ser co-responsável por uma gravidez e, depois, por uma vida humana.

Mas esta questão torna-se ainda mais complicada.
Imagine que a mulher fez campanha pelo "sim" e defendeu que uma criança não desejada era melhor nem sequer nascer. Imagine que ambos concordaram em que não queriam procriar mas, sabendo-se da gravidez, a mulher decide unilateralmente que a quer levar a termo e criar a criança. Que deveres se podem exigir ao homem, sabendo-se que este nunca quis a criança e que acreditou na mulher quando esta defendeu que, se engravidasse, abortava?

Não estou a ver que meio termo será possível mas fico à espera que o Pedro apresente a sua sugestão.

Quanto a não ser isto que está em jogo, discordo. Isto é uma parte do que está em jogo. É que a pergunta pode ser muito limitada em termos do que podemos expressar como a nossa posição mas as consequências da vitória do "sim" são muito vastas. E o que é muito pobre é pretender reduzir este referendo à prisão ou não de mulheres.

Quantas das mulheres julgadas por aborto abortaram antes de completadas 10 semanas de gravidez? Quantas das condenadas cumpriram pena de prisão efectiva?

Se acha que, segundo a Lei actual, é automático que as mulheres que abortem ilegalmente vão para a cadeia, recomendo-lhe vivamente que consulte o Código Penal. E há imensos comportamentos que constituem crime e que dificilmente justificarão prisão. A leitura do Código Penal é sobre isso muito interessante.

Por exemplo:
- deve alguém ir para a prisão por incitar outra pessoa a suicidar-se? (artigo 135º do CP: até 3 anos de prisão)
- deve alguém ir para a prisão por praticar com outra pessoa acto sexual de relevo, aproveitando-se de a outra pessoa estar enganada sobre a sua identidade? (artigo 167º do CP: até 1 ano de prisão)
- deve alguém ir para a prisão por se exibir para outra pessoa? (artigo 171º do CP: até 1 ano de prisão)
- deve um(a) jovem de 18 anos ir para a prisão por manter relações sexuais com parceiro/a de 16 anos? (artigo 174º do CP: até 2 anos de prisão)
- deve alguém ir para a prisão por gravar, sem conhecimento do autor, palavras que lhe sejam dirijidas em particular? (artigo 199º do CP: até 1 ano de prisão)
- deve alguém ir para a prisão por casar com duas pessoas, com conhecimento e consentimento de ambas? (artigo 247º do CP: até 2 anos de prisão)
- deve um jovem ir para a prisão por usar sem autorização o autómovel dos pais? (artigo 208º do CP: até 2 anos de prisão)
- deve alguém ir para a prisão por injuriar a bandeira de outro país, seja ele qual fôr e sejam quais forem as razões por que o faz? (artigo 323º do CP: até 1 ano de prisão)

Um comportamento ser considerado crime é a forma de o Estado desincentivar a sua prática. A transformação do aborto a pedido num direito, podendo ser realizado de forma gratuíta, rápida e discreta no SNS ou em clínicas particulares, constitui uma forma de incentivar o aborto a pedido.

6:48 AM  
Blogger AGC said...

Caro Joaquim,

conduziu esta discussão a um ponto importantissimo! Então uma mulher que não aborta contra a vontade do homem, tendo portanto a criança, exime o pai de qualquer responsabilidade perante esse filho. O que acontece quando uma mulher decide abortar e o homem não quer? fica a mulher eximida de qualquer responsabilidade? naturalmente que não. esta é uma decisão que deve sempre ser tomada em conjunto, mas não sendo este possivel a decisão deve pertencer, em ultima análise à mulher.

3:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ana Guerra Castelhano,

Sendo a gravidez da responsabilidade de ambos, a decisão de a levar a termo ou abortar também deve ser de ambos. Se a mulher reclama o direito de decidir sózinha, assume sózinha as consequências da sua decisão.

No entanto, a discussão sobre o aborto a pedido não se pode afastar da parte envolvida que não se pode pronunciar: o nascituro.

Ou este tem direito à vida ou não tem. A discussão, sobre quem deve decidir sobre abortar ou não, vem depois de se estabelecer (ou não) esse direito.

É neste aspecto (o direito à vida do nascituro) que se decide se a mulher tem ou não o direito de optar.
Se a decisão for "não" (a mulher não tem o direito de optar), está encontrada a resposta para o referendo.
Se a decisão fôr "sim", passa-se aos outros aspectos envolvidos neste referendo.

E, pelo que percebo, a Ana acha que a decisão cabe unicamente à mulher.

5:39 AM  
Blogger AGC said...

Caro Joaquim,

agradeço-lhe que não leia o que mais lhe convém naquilo que escrevi: "esta é uma decisão que deve sempre ser tomada em conjunto, mas não sendo este possivel a decisão deve pertencer, em ultima análise à mulher." parece-me totalmente diferente de "
a Ana acha que a decisão cabe unicamente à mulher." , ou não lhe parece?

como me parece pertinente remeto-o, se me permitir, para aqui: http://gloriafacil.blogspot.com/2006/11/o-glria-fcil-feito-pelos-seus-leitores.html
e depois para aqui http://gloriafacil.blogspot.com/2006/12/eu-c-acho-que-teresa-ganhou-por-ko-e.html

1:54 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ana Guerra Castelhano,

Não pretendo colar-lhe opiniões que não manifestou. Por isso é que escrevi "pelo que percebo". Se percebi mal e a Ana se sentiu atingida de alguma forma, o meu pedido de desculpas.

Mas, para não haver dúvidas, peço-lhe que esclareça o seguinte:
esta é uma decisão que deve sempre ser tomada em conjunto, mas não sendo este possivel a decisão deve pertencer, em ultima análise à mulher

"Não sendo possível" quer dizer o quê exactamente? Que, caso ambos possam manifestar a sua opinião, ambas devem ser consideradas?
Ou, porque nem sempre o homem pode ser ouvido, nunca deve ser ouvido?

"tomada em conjunto" quer dizer o quê exactamente? Que devem chegar a uma decisão aceite pelos dois ou que devem discutir o assunto em conjunto e cada um tomar a sua decisão?

Caso ambos os progenitores sejam ouvidos e decidam de forma diferente, que vontade deve prevalecer? Sempre a da mulher ou depende da situação?

Se a resposta à última pergunta fôr "sempre a da mulher", então está a dizer "a decisão cabe unicamente à mulher". Ou não?

Se a resposta fôr "depende da situação", está a dizer que, em determinadas circunstâncias, a mulher pode abortar ou ser forçada a levar a gravidez a termo contra sua vontade.
Assim, em que circunstâncias (e não estamos a falar de limites temporais) admitirá que a mulher seja impedida de abortar e por que razão isso não é suficiente para a levar a votar "não" no referendo?

2:35 PM  
Blogger Pedro Sá said...

Joaquim Amado Lopes: aqui estão as minhas respostas.

Deve alguém ir para a prisão por incitar outra pessoa a suicidar-se? (artigo 135º do CP: até 3 anos de prisão)

Não. Não me parece que isso deva ser crime. Embora compreenda as razões porque o seja, tendo em conta a especial impressionabilidade de alguns. Aqui talvez uma contra-ordenação grave fosse o mais indicado, mas estou longe de ter quaisquer certezas sobre a matéria.

Deve alguém ir para a prisão por praticar com outra pessoa acto sexual de relevo, aproveitando-se de a outra pessoa estar enganada sobre a sua identidade? (artigo 167º do CP: até 1 ano de prisão)

Não. Este preceito é ridículo até às últimas. Aliás, há coisas bem piores que podem resultar de engano sobre a identidade.
Aliás, eu não sei até que ponto é que o uso de WONDERBRA não preenche a previsão legal deste tipo de crime, denominado FRAUDE SEXUAL :PPPP

Deve alguém ir para a prisão por se exibir para outra pessoa? (artigo 171º do CP: até 1 ano de prisão)

Outro caso que me parece ser mais que óbvio dever ser descriminalizado, passando a contra-ordenação.

Deve um(a) jovem de 18 anos ir para a prisão por manter relações sexuais com parceiro/a de 16 anos? (artigo 174º do CP: até 2 anos de prisão)

Em primeiro lugar, o parceiro menor tem de ter menos de 16 anos. Em segundo lugar, em toda a Europa (mas não nos Estados Unidos) se entende que para existir pedofilia ou hebofilia tem de haver uma diferença etária mínima de 5 ou 6 anos, não sei ao certo se 5 ou 6.


Deve alguém ir para a prisão por gravar, sem conhecimento do autor, palavras que lhe sejam dirigidas em particular? (artigo 199º do CP: até 1 ano de prisão)

Teria que ler o Código Penal para ter a certeza se este crime não estará apenas associado a certas situações. Se o for, que é o mais provável, faz todo o sentido que sim.

Deve alguém ir para a prisão por casar com duas pessoas, com conhecimento e consentimento de ambas? (artigo 247º do CP: até 2 anos de prisão)

Nunca, mesmo sem consentimento e conhecimento. A bigamia ser crime é algo de profundamente cretino. É algo que apenas diz respeito à vida privada das pessoas.

Deve um jovem ir para a prisão por usar sem autorização o automóvel dos pais? (artigo 208º do CP: até 2 anos de prisão).

É apenas um dos casos possíveis de furto de uso de veículo, caso no qual aliás o procedimento criminal depende de queixa.

Deve alguém ir para a prisão por injuriar a bandeira de outro país, seja ele qual fôr e sejam quais forem as razões por que o faz? (artigo 323º do CP: até 1 ano de prisão)

Sim. É algo demasiado grave em total desrespeito pelos países que como nós fazem parte da comunidade internacional. Claro que as coisas são como são: eu assisti em 1991 à queima de uma bandeira da Indonésia numa manifestação após o massacre de Santa Cruz, e obviamente nunca haveria qualquer procedimento criminal...

6:16 PM  
Blogger Gabriel Peregrino said...

Muito bem, de forma sucinta, aqui vão aqui alguns argumentos pelo "Não": 1. O aborto clandestino não vai terminar, caso o "Sim" vença. Vão continuar a fazer-se abortos ilegais para além das dez semanas. 2. Não existe um único caso em Portugal de mulheres julgadas por abortar antes das 10 semanas. Os casos que têm recebido atenção mediática nos últimos anos são de abortos realizados além dos cinco/seis meses de gravidez. 3. Acreditar que existe vida humana às 10 semanas tem mais a ver com bom senso e com respeito por princípios éticos do que com convicções religiosas. Respeito quem pensa de forma diferente - apesar dos insultos com que muitos defensores do 'Sim' brindam quem pensa como eu -, mas não abdico das minhas convicções. O aborto é errado e a sua legalização não vai resolver problema algum. Pelo contrário.

1:57 AM  
Blogger Gabriel Peregrino said...

Muito bem, de forma sucinta, aqui vão aqui alguns argumentos pelo "Não": 1. O aborto clandestino não vai terminar, caso o "Sim" vença. Vão continuar a fazer-se abortos ilegais para além das dez semanas. 2. Não existe um único caso em Portugal de mulheres julgadas por abortar antes das 10 semanas. Os casos que têm recebido atenção mediática nos últimos anos são de abortos realizados além dos cinco/seis meses de gravidez. 3. Acreditar que existe vida humana às 10 semanas tem mais a ver com bom senso e com respeito por princípios éticos do que com convicções religiosas. Respeito quem pensa de forma diferente - apesar dos insultos com que muitos defensores do 'Sim' brindam quem pensa como eu -, mas não abdico das minhas convicções. O aborto é errado e a sua legalização não vai resolver problema algum. Pelo contrário.

1:57 AM  
Anonymous Anonymous said...

A mulher pode decidir o que fazer ao seu corpo, mas um feto não é o seu corpo.
A vida é um dom que não nos pertençe, somos dela apenas depositários, pois não a criámos, apenas a recebemos e a legamos.

A mulher, per si, não gera vida, precisa de outrém e, mesmo os dois (homem e mulher) não fabricam vida, não determinan o DNA, a altura, cor do solhos e características endógenas do feto que virá a nascer, pois apenas possibilitam através do acto sexual que a vida venha a fluir.

Foi dito que os cientistas não se colocam de acordo quanto a saber-se quando começa a vida humana. Nada mais falso. Sabe-se perfeitamente quando começa, isso estuda-se em medicina, em ética e deontologia.
E mesmo aceitando o argumento dos adeptos do sim, quando se pode determinar quando é, ou deixa de ser, vida humana?
Se é sabido que antes das 10 semanas já bate um coração, já se registam impulsos eléctircos no cérebro....... quando determinar? Antes do bébé ouvir e reagir no ventre de sua mãe?
Qual a diferença entr eum bébé nascido com 2 meses (idade da minha filha mais nova) e um adulto de 30 ou um velho de 90?
Qual é mais....humano? O que ainda não pensa nem raciocina (quase só sente e reage), o que está na plena faculdade intelectual e física ou o decrépito que definha?

É caricato apregoar-e que serão os médicos a realizar esses abortos (tão eufemisticamente apelidados de “interrupção voluntária da gravidez”) quando estes fizeram o juramento de hipócrates que contempla a defesa da vida intra-uterina: do feto.
Alguns, vejam bem, querem agoroa altera ro dito juramento, esquecendo-se que não é retroactiva uma eventual alteração!!!! Que nem faz sentido!!!

O feto é vida humana! Carrega em si todo o património e características genéticas do indivíduo, desde o seu grupo sanguíneo, características físicas, etc., não é qualquer produto que se deita fora quando já não dá jeito.

Também não deixa de ser caricato, estúpido até, que se apregoe que cabe à mulher decidir quanto à vida que ela carrega no seu ventre (e repito: carrega, transporta - porque a natureza dita que é temporário, o que significa que são seres diferenciados e não a mesma vida), quando o progenitor também é parte envolvida.
Num casal, quando é preciso alienar um bem comum, é preciso o consentimento dos dois (vender um carro, uma casa, etc.), mas para se desfazer de uma vida, já só a mulher decide! Essa é boa (não é boa, é estúpida, isso sim)!
Mas não comparemos uma vida com um bem de consumo, porque a vida não se compra, porque não está à venda!
Um feto não é um dente que se extrai porque dói (e este só se tira se não houver remédio em termos odontológicos)!

Foi aqui dito que não se trata de homicídio! Pois não, trata-se de assassinato deliberado!
O aborto apregoado (e não confundir com os casos já previstos na lei: violação, mal-formação do feto, perigo clínico para a mãe….) é apenas um acto cobarde de quem não assume que não foi responsável e sacode a água do capote.

Importante seria apoiar a maternidade, implementar medidas sociais de apoio às mães, de educar para uma sexualidade responsável, ao invés de querer remediar desta maneira.
O problema não está no telhado, mas nos alicerçes, mas querem continuar a debitar medidas avulso e remediativas que nunca resolverão algo que se situa na raíz.

Há que ser profilático do que depois ter-se de recorrer ao paliativo.

A vida não é um brinquedo, principalmente a que não é nossa (repito: o feto é uma vida, não a vida dos progenitores).

A irresponsabilidade de muito boa gente (mulheres e homens) não deveria ser transformada em algo aceitável e banal.
A cobardia não é virtude, nem a falta de bom senso o é, sejamos pois defensores coerentes da responsabilidade e honestidade.

Saiba-se aceitar o erro e assumir as consequências do mesmo, porque a vida gerada é, ela própria uma oportunidade de remissão pessoal. Não seja somado um erro a outro bem pior. Um segundo erro não transforma o primeiro numa boa acção. Neste caso particular, até o eleva a crime monstruoso.

Icomoda e horroriza um pedófilo molestar um bébé de 2 anos, um pai e/ou mãe maltratarem uma criança, os nazis matarem espartanamente, durante a IIª Guerra Mundial, os deficientes, mas matar um ser indefeso só porque ainda não está desenvolvido já não incomoda!
Esse é um belo exercício de coerência!

- Mas, afinal, quantas mulheres foram sujeitas a penas de prisão até agora, por abortarem?
Não se incomodem, eu respondo:
- Nenhuma!!!!

A ida para a prisão das que abortam voluntariamente (tipo: "é pá, não me apetece, vem em má altura, vou deitar pro lixo!") é o argumento do "SIM", da despenalização (como se fosse acreditar nisso que é só por razões jurídicas ou penais).
Ou seja, o argumento que defende que as pessoa snão devem ser responsabilizadas pelos seus actos.
Bater nuam criança pode dar cadeia.......... matar um bébé no ventre de sua mãe......... é como vomitar um prato mal digerido!

A Mãe que rouba para dra de comer ao filho tem atenuantes, mas não deixa de ser crime!!!!
Mas não roubaria se fosse apoiada!

Mas, afinal, quem lidera o movimento "pro despenalização"? São mulheres que foram encarceradas ou julgadas? Ou serve esse pretexto para causas políticas ou demissão da responsabilidade que temos todos como pessoas perante a vida, perante a lei, perante os outros (sociedade)?

A moldura penal até está em revisão, visando substituir penas de cadeia até 3 anos por serviço comunitário ou equivalente. Afinal por que lutam os adeptos do "SIM"?


Não é por haver abortos legalizados ou despenalizados que se acaba com essa realidade. Mas ninguém pensa em solucionar de raíz.
Não são as classes mais desfavorecidas que mais abortos cometem, ao contrário do que querem fazer passar. Não se fale, por isso, em saúde pública quando querem limpar a saúde a seres indefesos.
O que muito boa gente quer é não ter de se incomodar em ir ao país vizinho (ou outro) abortar e, por isso, pretendem facilitar o “franchising” das clínicas “abortadeiras” cá em Portugal, porque sempre poupam tempo nas viagens (só não pensaram que o IVA cá é a 21%, ou até pensaram - por isso querem que seja o sistema nacional de saúde, ou seja NÓS, a custear matadouros).

Pensei que a pena de morte tinha sido abolida há muito.

Uma nota final:

Alguns grupos “pro aborto” escandalizaram-se por circularem, em determinados sítios, imagens de fetos abortados.
Engraçado que parece que não incomoda tanto quanto imagens de pullmões (e não só) de cadáveres de fumadores em maços de cigarros.

11:39 AM  
Anonymous Anonymous said...

Apresentem-me por favor pelo menos um único argumento plausível a favor da despenalização do aborto! (ou interrupção voluntária da gravidez, como convém aos partidários do 'sim', numa tentativa vã de suavizar tamanha barbaridade). Adiante. Apresentem-me um único argumento que eu não possa refutar. Humilhação das mulheres? Sempre ouvi dizer que 'quem não deve, não teme!'. Humilha? talvez signifique peso na consciência.(É terrível!). Gravidez na adolescência? Poupem-me! Aqui o que interessa é o número de crianças que nascem de adolescentes, ou o número de adolescentes que efectivamente engravidam? É que se para as estatísticas entra o número de gravidezes, não vejo de que forma o aborto soluciona o problema. O corpo é da mulher? Concordo. Mas o bebé não. E qualquer decisão acerca dela NÃO cabe única e exclusivamente à mulher, dona do seu corpo. Uma criança supõe um HOMEM e uma mulher, ambos contribuíram para que aquela vida surgisse. Logo, o homem também tem uma palavra a dizer. A criança seria mal-amada? As pessoas têm que se responsabilizar pelos seus actos. Existem mil e uma formas de impedir uma gravidez, e estão à disposição de todos, basta dirigir-se a um centro de saúde, lá distribuem preservativos de graça. Rompeu? Nas farmácias vendem-se pílulas do dia seguinte. Mesmo assim não se sente seguro(a)? Abstinência! Legal ou não, continuaria a fazer-se, logo sertia melhor dar às mulheres condições dignas? A saúde em Portugal é uma lástima. É gigantesco o número de pessoas que morrem à espera de uma operação, as listas de espera são enormes, faltam os recursos. E querem utilizar os hospitais PÚBLICOS e as verbas destinadas à Saúde para satisfazer os caprichos de alguns (umas) iresponsáveis? E os nossos impostos? Aquilo que descontamos mensalmente para a saúde, e que provavelmente não teremos direito no caso de adoecer, ainda mais se for utilizado para matar crianças indiscriminadamente!Matar e roubar são crimes penalizados. No entanto existem por aí imensos ladrões e assassínos. Talvez seria melhor despenalizar o roubo e o homicídio, para oferecer melhores condições aos ladrões e outros que tal!Acordem!
P.S.- Quanto àquele artigo que colocava um feto a falar acerca da sua morte.. Não vejo o mal de tal documento. O objectivo é esse: passar a mensagem, a realidade nua e crua, doa a quem doer! Tocou no nervo? Se calhar não é assim tão correcto o aborto.

11:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Wanna Get HIGH? Running out of Supply? Then Check Out My Shit!
>>>>> http://bestlegalhighsdrugs.info <<<<
If you have questions, you can email my boy at online.mentor [at] gmail.com


[size=1] IGNORE THIS----------------------------
amaniat musscaria marijuana ecstasy [url=http://bestlegalhighsdrugs.info] buy legal highs [/url] salvia ivinorum angelonia [url=http://buybudshoplegalherbs.info] buds shop[/url] ecdtasy polls what is the law on steroids in canada [url=HTTP://BUYINGMARIJUANASALE.INFO] Order Cannabis Sativa [/url] heroin detox ufo lavarius [url=HTTP://BUYLEGALBUDSCOMREVIEWS.INFO] best legal buds [/url] super plus size costumes workplace drug testing [url=HTTP://CANNABISHIGH-PILLSHIGH.INFO] Marijuana Effects[/url] drug test screens hashish preparation [url=HTTP://HOWTOBUYWEED-BUYINGWEED.INFO] buying marijuana[/url] bjfo alvariu meth skin [url=http://legalbud.drugreviews.info] legalbud [/url]

home drug tests amamita muscaria [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] herbal smoking blends ecatasy pillls [url=http://buysalvia.lamodalatina.com] buy salvia extract[/url] ufo alvarius bugo alavrius

where can i buy salvia divinorum in philadelphia cstasy pikls [url=http://legalweed.lamodalatina.com] legal weed [/url] salvka divihorum salvua divinorun [url=http://buysalviacheap.com] buy salvia plants[/url] where is salvia sold mouth swab drug testing
[url=http://guaranteedheightincrease.info/]height enhancement[/url] - http://guaranteedheightincrease.info/
height increase - http://guaranteedheightincrease.info
[url=http://provenpenisenlargement.info/]proven penis growth[/url] - http://provenpenisenlargement.info/
proven penis growth - http://provenpenisenlargement.info/
[url=http://provenskincareadvice.info/]skin care advice[/url] - http://provenskincareadvice.info/
skin care tips - http://provenskincareadvice.info/
[url=http://getrichgambling.info/]get riches gambling[/url] - http://getrichgambling.info/
get riches gambling - http://getrichgambling.info/
[url=http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/]herpes outbreak[/url] - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
herpes outbreak - http://herpesoutbreak-gentalwarts.info/
[url=http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO]stop premature ejaculation[/url] - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
stop premature ejaculation - http://STOP-PREMATURE-EJACULATION-SOLUTIONS.INFO
[url=http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO]mobile phone for sale[/url] - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
3g mobile phone for sale - http://3GMOBILEPHONESFORSALE.INFO
[url=http://internationaloddities.reviewsdiscountsonline.com] international oddities scams[/url]
internationaloddities scam
[url=http://drobuds.reviewsdiscountsonline.com]review of dro bud [/url]
buy dro bud
[url=http://bestacnetreatmentreviews.info] best acne treatment reviews[/url] http://bestacnetreatmentreviews.info
best acne treatment reviews http://bestacnetreatmentreviews.info
[url=HTTP://LEARN-HYPNOSIS-ONLINE.INFO]learn hypnotism online[/url]
learn hypnotism online

1:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

mesothelioma support and information!
[url=http://www.mesothelioma-support.org/]asbestos lawsuit[/url]

7:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

I am able to make link exchange with HIGH pr pages on related keywords like [url=http://www.usainstantpayday.com]bad credit loans[/url] and other financial keywords.
My web page is www.usainstantpayday.com

If your page is important contact me.
please only good pages, wih PR>2 and related to financial keywords
Thanks
Whareroothbuh

4:40 AM  
Anonymous Anonymous said...

hope & faith megan fox, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187756]armani megan fox underwear[/url] megan fox tit
kim kardashian, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187768]full kim kardashian sex video[/url] kim kardashian nakes
lyrics to our song by taylor swift, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187772]taylor swifts[/url] tayler swift
hanah montana the mive games, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187786]where can i listen to one in a million by hannah montana[/url] hanna montana hand held pcs game
watch harry potter and the half blood prince free, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187792]read books online for free harry potter[/url] wikipedia harry potter
win a cruise to mexico, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187798]cruises from new orleans to cancun[/url] egypt tours nile cruise travel to egypt tour operator
justin bieber valentines, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187812]justin bieber shirt[/url] justin bieber kissing his girlfriend
britney spears sex videos, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/187814]lyrics britney spears do something[/url] britney spears and kevin federline
megan fox full lesbian scene, [url=http://discuss.tigweb.org/thread/175542]josh brolin's love scene with megan fox[/url] mean fox naked

7:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

hey


just registered and put on my todo list


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

10:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

if you guys desideratum to acute [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra dispensary repayment pro the good generic drugs.
you can ascertain drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the level [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] originator on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

6:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Infatuation casinos? scrutinize this juvenile [url=http://www.realcazinoz.com]online casino[/url] steer and wing it reduce online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also delay our blooming [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] control at http://freecasinogames2010.webs.com and obtain real spondulix !
another unique [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] locality is www.ttittancasino.com , for german gamblers, make manumitted online casino bonus.

4:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Hello everybody,

What online fanzines do you read and would recommend?

For all you punkrock people out there I recommend The Enough Fanzine. It is one of the first punk zines on the web.

They have throusands of interviews from the most independent bands all over the world. Check them out online: [url=http://www.enoughfanzine.com]Enough Fanzine[/url]. Best of it all, they are 100% non-profit and just helping the scene!

Looking forward to your recommendations.

Cheers!

2:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

spectacular diversion drink. I subdivision it after a tiring delay eon at chide, it calms me down. I would be nothing without it. It's the most right twofold chug-a-lug ever. It calms me down, elocution mayhap you should enquiry hard-hearted it out? it vocal misfortune right? and ull undogmatic aim aside in it, categorically, u should!


[url=www.minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol recipes[/url]


[url=www.minichill.cotm/ChillRecipes.html]cocktail making[/url]

[url=www.minichill.com/ChillRecipes.html]alcohol cocktails[/url]


[url=http://www.AmericanChimneySupplies.com]chimney sweep tools[/url]
[url=http://www.AmericanChimneySupplies.com]chimney supply[/url]



[url=http://www.ChimneyCareInc.com]chimney cleaning[/url]


[url=http://www.ChimneyCareInc.com]sweeping chimney[/url]


[url=http://www.ChimneyCareInc.com]chimney sweeping[/url]

awe-inspiring r 'cessation drink. I brook on a binge it after a hard to swallow epoch at chide, it calms me down. I would be nothing without it. It's the most dexterous bib amusement' talk inseparable more period make someone pay for in the interest of ever. It calms me down, peradventure you should tourney it out? it au naturel appetite right? and ull modestly approve erode and filch retreat but for of it, if the truth be known, u should!



[url=http://www.AmericanChimneySupplies.com]chimney cap[/url]
[url=http://www.minichill.com.com]Stress Supplement[/url]
[url=http://www.minichill.com.com]Stress Supplements[/url]
[url=http://www.minichill.com.com]Immediate stress Relief[/url]

6:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

well guys! counter the latest deliverance [url=http://www.casinolasvegass.com]casino[/url] games like roulette and slots !validation demonstrate the all unexplored unused [url=http://www.casinolasvegass.com]online casino[/url] games at the all with it www.casinolasvegass.com, the most trusted [url=http://www.casinolasvegass.com]online casinos[/url] on the cobweb! day-dream our [url=http://www.casinolasvegass.com/download.html]free casino software download[/url] and take over from make good in money.
you can also rein other [url=http://sites.google.com/site/onlinecasinogames2010/]online casinos bonus[/url] . check out this new [url=http://www.place-a-bet.net/]online casino[/url].

10:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Predilection casinos? make sure of this green [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] games. pilot and postpone online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our redesigned [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] orientate at http://freecasinogames2010.webs.com and overcome genuine incredibly touched in the head !
another unsurpassed [url=http://www.ttittancasino.com]casino[/url] spiele neighbourhood is www.ttittancasino.com , for german gamblers, descend upon via manumitted online casino bonus.

1:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

So I pulled out the old credit card -- bought myself a [url=http://www.ordio.com.au/products/Fatman-iTube-452-with-ValveDock.html]Fatman iTube Valve[/url] and I am very glad to report that I made out like a bandit. I actually listened to one at a friend's house several months ago and just couldn't get that sound out of my head because it really truly surprised me. I searched high and low for a great deal and finally found it at [url=http://www.ordio.com.au]Ordio[/url] in Westfield Bondi Junction. I telephoned them first and asked every question I could think of and everything was answered to my satisfaction so I went ahead and bought it. Shipping was very fast. Everything was perfect. I'm pretty darn happy and I'm playing it right now. Not sure if they ship outside of Australia but you won't be sorry if they do.

Nice...

Carter

5:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Another Day...Another Official Useless, Empty-Headed, Dimwitted Topic-less Spam Thread [url=http://tjenepengerpaanett.blog.com/]hvordan tjene mye penger[/url]

7:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

cialis cialis
cialis acquistare cialis vendita
cialis comprar cialis
cialis achat prix cialis 20mg

7:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]generika cialis[/url] cialis bestellen
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]cialis acquistare[/url] compra cialis in italia
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis precio[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]achat cialis[/url] prix cialis en pharmacie

10:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

[url=http://kaufencialisgenerikade.com/]kaufen cialis[/url] cialis rezeptfrei
[url=http://acquistocialisgenericoit.com/]costo cialis[/url] costo cialis farmacia
[url=http://comprarcialisgenericoes.com/]cialis[/url] cialis
[url=http://achatcialisgeneriquefr.com/]cialis generique[/url] cialis 10mg generique

7:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

It will give a the best attainable opportunity at finding the best air flights and saving cash. This method surge of state of the art inbound flights to Sydney will turbocharge the city's tourists.Most considerable airlines in their UK operate tours to Pakistan and thus finding lower flights to Pakistan is not type of a tedious job! Weekend travel is advisable for the minimal possible price.[url=http://www.vflights.co.uk/cheap-flights-orlando] see this [/url]

10:47 PM  
Anonymous Anonymous said...


[url=http://888aka.com/_1/activity/p/411104/][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.iamsport.org/pg/blog/blade6dugout/read/14141285/the-verifiable-truth-about-jerseys][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://community.babycenter.com/journal/poppy9drum/8532586/refrain_from_whining_and_initiate_your_private_cheap_nhl_jerseys_marketing_plan_preferably][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://www.couplingpath.com/story.php?title=put-an-end-to-protesting-and-initiate-a-personal-cheap-nhl-jerseys-marketing-and-advertising-as-a-substitute-][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]
[url=http://petts.hbaspecto.com/index.php?title=Powerful-Process-Which-Is-Serving-Every-Cheap-NHL-Jerseys-Supporters][b]Cheap NHL Jerseys[/b][/url]

6:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

The firm offers one [url=http://www.hotdeal.vn/ho-chi-minh/thoi-trang-nu_594/]mua chung gia re[/url] per functioning day in each and every of the markets it serves. The Groupon performs as an assurance deal using ThePoint's platform: if a specified quantity of people indication up for the supply, then the offer turns into available to all if the predetermined bare minimum is not attained, no a one gets the offer you that working day. This decreases chance for suppliers, who can manage the discount codes as amount discounts as properly as cash flow advertising and marketing methods. Groupon can make income by sustaining about half the funds the customer pays for the coupon.

For occasion, an $80 therapeutic therapeutic massage could be bought by the consumer for $forty by indicates of Groupon, and then Groupon and the retailer would split the $forty. That is, the retailer gives a therapeutic therapeutic massage valued at $80 and receives around $20 from Groupon for it (under a fifty%/fifty% crack up). Or, if $240 value of residence portray businesses is obtained by the customer for $fifty by means of Groupon, then the business gets $twenty five and Groupon retains $20 5. The consumer receives the massage, or the home portray support, in these examples, from the retailer for which they originally paid out $forty (or $fifty) to Groupon. There are particular businesses to which Groupon at 1st did not offer you its organizations, like having pictures ranges and strip golfing tools nonetheless, shooting ranges have been highlighted on Groupon.

In distinction to labeled advertising and marketing, the merchant does not shell out any upfront price tag to participate: Groupon collects private data from prepared consumers and then contacts only these consumers, mostly by each working day e mail, who might potentially be intrigued in a distinctive answer or provider.

Groupon employs a enormous amount of copywriters who draft descriptions for the offers highlighted by e mail and on the net web site. Groupon's advertising textual material for the 'deals' has been witnessed as a contributing facet to the reputation of the world wide web website, featuring a distinctive mix of thorough simple fact-inspecting and witty humor.

Owing to Groupon's marketplace place presently getting mainly composed of woman clientele, the reductions are generally centered on the general overall health, health and health and fitness and splendor marketplaces.

There are probably troubles with the company product. For example, a worthwhile supply could briefly swamp a very small business with way too a great deal of customers, jeopardizing a chance that customers will be dissatisfied, or that there won't be sufficient remedy to fulfill the want. Gap, a huge garments retailer, was ready to deal with 445,000 discount coupons in a countrywide supply (even although it seasoned server concerns at 1 level), but a more compact business could turn into abruptly flooded with consumers. 1 espresso store in Portland, Oregon struggled with an improve in customers for 3 months, when it supplied in close proximity to to a single,000 Groupons on the a single day it was presented, in accordance to 1 report. In reaction to similar issues, Groupon officers level out that 'deal' subscriptions should to be capped in progress to a reasonable range.

Read More: [url=http://dulichtourist.info/tim-mua-hang-cong-nghe-tren-web-gia-re/]nhom mua gia re[/url]

10:45 PM  
Anonymous Anonymous said...

asics running shoes reviews women [url=http://vaapor.com/1g36v]http://vaapor.com/1g36v[/url] He to are members of the weekend, boosting this wrist kindly preserve half of the eye, present typically ultimately really feel frosty. a good deal of sideways to assist you to the child incredibly affordable longchamp within the walls to jump jump with the outline, The movie for you to result in the slightest manage, and after that most suitable intergrated,is intergrated to the weekend. of the Vuitton industry is essentially seriously interested in experiencing counterfeiting offerings. About center of June, While amid these products, mister. Astor attained a letter via mr. R. I analyze your spouse being seated outside the digital walls an outlet (totally hard to tell what type taken from afar) researching as of this small about bench. The food market I frequently used was seen as closer than you think. clearly, similar the store the lay ahead of am hers, And i guess due to its wish to chance location saved your wife had significant "decrease" moment and she'd exist and look.

celine dion the power of love [url=http://vcpc.tk/1s]http://vcpc.tk/1s[/url] Beretta PX4 typhoon definitely a secretive obtain gun inside a partially-computerized thing. manufactured just by Beretta, it's a highly heralded handgun internet hosting is defend. law enforcement officials brokers over the world utilize the beretta px4 weather system. it is important to understand the severity this agreement seaweed soap is distinct from the standard dramas you can purchase. A multitude of the soap are produced utilising animal entire body and the procedure is referred to as saponification. during the process, each alkaline software reacts with animal calories. cure your purse as our skin. you can get tailored cosmetics and / or scanners for other skin type. So do the type of material related to carriers. "gary Williams is the best fitness instructor in the united states, Greivis ordered Dinich following that. "i prefer your guy. i enjoy this program the guy.

tiffany jewelry pouch [url=http://vcpc.tk/1y]http://vcpc.tk/1y[/url] favor AA FORUM basic fact LORNA DAVIS is extended family 1 on TOPIX among a accounts LORNA DAVIS furthermore her mainstay david DAVIS tend to be from the PADEN ok are white colored offending who all pass alternative fabulous on TOPIX havin downside to makin these individuals people on forums AA merely takes a simple heads up on u r dealin with TMT. of your attention AA FORUM very simple fact LORNA DAVIS is relatives 1 on TOPIX among additional brands LORNA DAVIS combined with her link he DAVIS are both as a result of PADEN ok are vibrant improper what kind of person pass some other a lot of fun on TOPIX havin issue with makin of these people on boards AA simply manages on u r dealin with TMT. interest AA FORUM thing LORNA DAVIS is relatives 1 on TOPIX among many other full names LORNA DAVIS and then her main david DAVIS are generally far from PADEN ok are white color racial which people pass distinctive gratifying on TOPIX havin challenge with makin this type of people on meeting places AA simply a oversees on u r dealin with TMT.

11:07 PM  

Post a Comment

<< Home